Gestão de Litígios

A gestão de litígios refere-se às práticas implementadas por uma empresa ou entidade para evitar o risco e o potencial de uma ação judicial.

Pode incluir a tomada de ações específicas e concretas para evitar ser processado, como obter uma sentença declaratória sobre o significado de um contrato ou fazer um estudo aprofundado sobre se as ações da empresa estavam em potencial violação de quaisquer leis ou princípios legais.

Também pode incluir a avaliação das chances de que uma ação judicial ocorra e a contratação de um seguro de responsabilidade civil para se proteger contra possíveis ações judiciais.

A gestão de litígios faz parte de uma estratégia abrangente de gestão de riscos que muitas empresas têm em vigor.

O litígio pode custar a uma empresa centenas, ou mesmo milhões ou bilhões de dólares, portanto, tomar medidas ativas para reduzir o risco de litígio ou minimizar os danos que o litígio pode causar, é essencial para o bom funcionamento de um negócio.

É ainda mais importante em situações em que uma empresa é propensa a litígios; Por exemplo, uma empresa farmacêutica que lança novos medicamentos deve ter um sistema de gerenciamento de litígio abrangente e completo em vigor no caso de um desses medicamentos mais tarde se revelar defeituoso ou ter efeitos colaterais perigosos.

Um dos princípios fundamentais da gestão de litígios envolve a exploração de quaisquer áreas potenciais de responsabilidade. Por exemplo, um dono de loja de varejo gostaria de pensar em qualquer coisa pela qual ele poderia ser processado; Por exemplo, ele pode estar sujeito a processos judiciais se vender um produto defeituoso ou se alguém escorregar e cair em suas instalações.

Um fabricante também deve considerar qualquer possível dano que possa ocorrer a um usuário de seu produto que possa levar a uma ação judicial, mas também deve considerar outras fontes potenciais de litígio, como danos ao funcionário.

Uma vez que uma empresa tenha feito uma avaliação cuidadosa de toda e qualquer situação em que possa ser alvo de uma ação judicial, ela pode tomar medidas para adquirir seguro de responsabilidade civil ou proteção.

Essa é uma etapa fundamental no processo de gestão de litígios, pois o seguro transfere o risco financeiro de uma ação judicial para a seguradora.

Se uma empresa for processada, sua seguradora pagará as contas legais e quaisquer danos ou indenizações, até o limite da apólice. Portanto, determinar quais tipos de seguro comprar — de uma apólice de seguro auto a uma apólice de responsabilidade civil geral ou guarda-chuva — e quais valores de seguro comprar é um componente fundamental do planejamento do negócio.

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